top of page

COMPOSTAGEM

O destino dado ao resíduo orgânico dificilmente é o correto, porém a solução pode estar no seu quintal!

 

A compostagem diminui o volume do lixo e ainda se transforma em adubo, que pode ser usado em jardins e hortas.

A compostagem nada mais é do que a degradação da matéria orgânica por microorganismos. Podem ser utilizados na compostagem os restos orgânicos, folhas, serragem, lixo da cozinha entre outros resíduos orgânicos que podem ser colocados para degradação na composteira. “É possível fazer composteira em casa, mas também existem empresas especializadas nesse tipo de serviço. As duas formas podem ser utilizadas o importante é que além do destino correto dado para o lixo, também o adubo produzido pode ser usado em hortas e jardins”, afirmou o Biólogo da UFFS, Carlos Eduardo Cereto.

 

É necessário um espaço de no mínimo 1m³ para se fazer uma composteira doméstica, porém também existem técnicas que podem ser utilizadas em apartamentos, utilizando caixas ou outros materiais para realização do processo. A composteira feita em residências é feita em um buraco no chão por isso é necessário tomar alguns cuidados na hora de realizar o processo. Ao contrário do que muitos pensam, na compostagem não é indicado colocar terra, as camadas são feitas de lixo orgânico e outra de serragem ou folhas secas.

 

O tempo de decomposição depende do tipo de lixo, e pode demorar de 9 a 16 semanas para decomposição total do lixo orgânico que em forma de adubo pode ser usado em hortas, jardins, mas deve ser evitado usar em hortas se houver dejetos de animais. “É importante o uso de adubo orgânico, pois ele conserva as propriedades naturais do solo aumentando sua vida útil, quando é usado o adubo químico o solo se desgasta mais rapidamente causando vários problemas de produtividade entre outros”, afirmou Carlos Eduardo.

bottom of page