top of page
MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA. O QUE SÃO?

O Meio Ambiente, ou apenas Ambiente, envolve todas as coisas vivas e sem vida que existem na Terra ou em algum país ou região. É um conjunto de condições, infraestrutura, leis e influências de ordem biológica, física e química. Esse conjunto abriga, permite e rege a vida em todas as suas formas.

 

O Ambiente abrange todos os recursos naturais e os fenômenos físicos como o ar, a água e o clima, e também energias, descargas elétricas, radiações e magnetismo, não produzidos pelo ser humano.

 

Na Conferência da ONU na Suécia (1972), ficou definido Meio Ambiente como sendo:“O conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.”

A expressão Meio Ambiente é um pleonasmo, uma redundância, uma repetição desnecessária, no sentido de se referir ao ambiente natural, ao meio natural. Uma ou outra palavra seria suficiente para dar o mesmo sentido. Porém, Meio Ambiente é uma forma muito difundida e aceita nos países.

A Terra compõe-se de 3 grandes ambientes físicos formados por solo, água e ar. Juntos, eles formam a esfera da Vida.

Veja abaixo:

A Litosfera é a camada sólida mais externa da Terra,constituída pelos solos e pelas rochas. Tem uma espessura variável, sendo mais espessa nas áreas das cadeias montanhosas. É dividida em grandes Placas Tectônicas.

A Atmosferaserve como importante fator para sustentar a vida.É formada por uma fina camada de gases que envolvem a Terra, e mantém-se no lugar pela força da gravidade do planeta.

 

O ar seco consiste em 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 1% de argônio e outros gases inertes, como o dióxido de carbono. Os gases restantes se encontram os do “efeito estufa”, incluindo vapor d'água, dióxido de carbono, metano, ozônio e óxido nitroso.

 

O ar contém ainda uma quantidade variável de vapor de água, suspensões de gotas de água e cristais de gelo, que formam nuvens.

 

Muitas substâncias naturais como poeira, maresia, polén, esporos, cinzas vulcânicas e meteoróides participam em quantidades mínimas.

 

Poluentes industriais como cloro, mercúrio, compostos de flúor e de enxofre (como o dióxido de enxofre) também estão presentes,

A camada de ozônio tem um importante papel, pois reduz a incidência de radiação ultravioleta (UV) que vem do Sol e atinge a superfície da Terra. Sendo as moléculas de DNA facilmente danificadas pela luz UV, a camada de ozônio serve para proteger vida.

 

Além disso, a Atmosfera retém calor durante a noite e assim reduz os extremos de temperatura no planeta.

A superfície da Terra é coberta em maior parte por água, formando a Hidrosfera. Essa imensa camada de água não é uniforme, tendo formação diversificada, como:

Rios, córregos, angras e ribeiros

Lagos e lagoas

Mares e oceanos

Os cientistas incluem a Criosfera, que corresponde às formações de gêlo do planeta, principalmente nas áreas polares, como uma porção distinta da Hidrosfera,

Por sua vez, os Oceanos são o grande corpo de água salina que forma a maior parfe da superfície do planeta, aproximadamente 71% do globo, uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados.

 

A salinidade média dos oceanos é por volta de 35 partes por milhar (ppm), ou 3,5%.

 

Esses 3 grandes ambientes físicos da Terra (Litosfera, Atmosfera e Hidrosfera),em suas relações mútuascomo suportes da Vida, vêm constituir justamente a Biosfera, isto é, a Esfera da Vida.

Clima e Tempo não são a mesma coisa, como se pensa.

O Clima englobaas condições ou dados estatísticos de temperatura, umidade, pressão do ar, vento, chuva, partículas atmosféricas e outros elementos. São características em uma dada região por um longo ou permanente período de tempo.

 

Já o Tempo é provisósrio. É a condição atual dos mesmos elementos em períodos de no máximo duas semanas.

Assim, poderíamos dizer: “O sertão tem clima seco, mas hoje seu tempo está chuvoso”. Ou: “A Rússia tem clima frio, mas ontem teve calor acima dos 30 graus Celsius”.

A Ciência revela que a Vida na Terra teve origem há cerca de 3.7 bilhões de anos.Um conjunto variado de organismos vivos se encontra na Biosfera da Terra, como plantas, animais, protistas, fungos, bactérias etc..

 

A biologia mostra que "vida" é a condição que distingue osorganismos ativos da matéria inorgânica. Isso inclui a capacidade de crescimento, a atividade funcional e a mudança contínua, até a morte.

 

As propriedades comuns a esses organismos são as formações celulares baseadas em carbono e água, com uma complexa organização e informações genéticas hereditárias.

 

Os organismos vivos passam por metabolismo, mantém homeostase, têm a capacidade de crescer, respondem a estímulo, fazem a reprodução e adaptam-se ao seu ambiente.

 

Assim, a maior escala ecológica organizada é a Biosfera, a esfera da Vida,que é a soma de todos os Ecossistemas do planeta. É na Biosfera, na esfera da Vida, que as relações ecológicas regulam o fluxo de nutrientes, energia e clima, todos evoluindo até a grande escala planetária. A histórica composição de Oxigênio e Gás Carbônico (O² e CO²) na atmosfera, por exemplo, ocorreu em grande parte pelos fluxos de gases provenientes da fotossíntese e respiração, na evolução dos animais e dasplantas

Ecossistema

Nessas etapas do Ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por seres vivos (bióticos) e por componentescomo solo, água e ar (abióticos) da Biosfera. É nesse Ciclo que os elementos e compostos químicos são transferidos entre os organismos vivos e as entre as partes do planeta.Os Ciclos mais importantes são os da água, oxigênio, carbono, nitrogênio e fósforo, que alimental os processos da Vida no planeta.

Bioma 

Bioma é um conceito similar ao de Ecossistemas. É qualquer área na Terra, com geografia e Clima definidos, como uma comunidade de animais, plantas e pequenos organismos do solo

 

Biomas são definidos com base em fatores como estrutura das plantas (como árvores, arbustos e grama), tipo de folha (como broadleaf e needleleaf) e clima.

Biodiversidade 

Biodiversidade é a forma resumida para a diversidade biológica. Ou, de outra maneira, é a diversidade de Vida em determinada área, país e no planeta todo.

 

Um recife de coral, uma floresta e um rio ou oceano têm grande diversidade de seres vivos, uma grande Biodiversidade.

 

A Biodiversidade inclui diversidade de ecossistemas, espécies e genética, com os processos complexos que ocorrem nesses diversos níveis. A assim a Biodiversidade executa um importante papel na saúde do planeta e dos seres humanos.

 

A conhecimento da Biodiversidade tem importantre aplicação pratica para o planejamento de conservação de ecossistemas, e para tomar decisões adequadas e responsáveis na gestão de empresas e governos.

Biodiversidade 

Um Ciclo Biogeoquímico são as etapas que um elemento químico essencialà vida toma no Meio Ambiente.

 

Nessas etapas do Ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por seres vivos (bióticos) e por componentescomo solo, água e ar (abióticos) da Biosfera. É nesse Ciclo que os elementos e compostos químicos são transferidos entre os organismos vivos e as entre as partes do planeta.

 

Os Ciclos mais importantes são os da água, oxigênio, carbono, nitrogênio e fósforo, que alimental os processos da Vida no planeta.

Pegada Ecológica

A expressão Pegada ecológica (do Inglês ecological footprint) refere-se à quantidade de terra e água necessária para sustentar as populações atuais, considerando todos os recursos materiais e energéticos a elas necessários em suas atividades e manutenção.

 

A Pegada Ecológica é usada para indicar a Sustentatibilidade Ambiental. E é usada para medir e gerenciar o uso de recursos na economia dos países, incluindo produtos e serviços, organizações, setores produtivos, cidades, regiões e nações.

 

A Pegada Ecológica de uma nação industrializada ou tecnologicamente desenvolvida, em termos gerais, é maior do que a de uma nação subdesenvolvida. Para se calcular a Pegada Ecológica, somam-se os aspectos que causam impactos ambientais, como florestas, pastagens e as áreas agrícolas, urbanizadas e de energia fóssil como carvão e petróleo.

Biocapacidade

Biocapacidade significa Capacidade Biológica. É a capacidade dos Ecossistemas em produzir materiais biológicos úteis e, depois, absorver os resíduos gerados pelo ser humano.

 

A Biocapacidade abrange aspectos como terras cultiváveis, pastagens, áreas de pesca, florestas, áreas urbanas e áreas de produção de energia (a exemplo de hidroelétricas).

 

A Biocapacidade também considera a área de terra disponível e a sua produtividade. Um hectare de terra, por exemplo, tem produtividade dezenas de vezes maior nos EUA do que na África.

Energia Renovável

Energia Renovável é a que vem de recursos naturais naturalmente reabastecidos, renovados, como sol, vento, chuva, maré e calor da Terra.

 

Ainda nãoé a principal fonte de energia usada pelos países. Cerca de 19% do consumo mundial de energia vem de fontes renováveis, sendo 13% da biomassa, usada principalmente para aquecimento, e 3,2% de hidroelétricas.

 

A participação das Energias Renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis Mas a geração de energia eólica (dos ventos) cresce à taxa de 30% ao ano, com uma capacidade instalada mundial de 318 gigawatts.

 

Como Energia Renovável temos fontes como: Solar, Eólica, Biomassa, Hidroelétrica, Biocombustível, Azul, Geotérmica, Hidráulica, Marés e Correntes Marinhas.

 

A China aplicou em 2009 US$ 34 bilhões na geração de Energias Renováveis para substituir fontes como o carvão e o petróleo. Ainda é pouco, mas representa uma tendência dos países em desenvolver as fontes renováveis, por serem limpas e não poluidoras.

Energia não Renovável

Energia Não Renovável ou Fontes Não Renováveis são as fontes de energia que não se renovam na escala de tempo geológica. São fontes com o petróleo, o carvão mineral, o gás natural e os elementos ou combustíveis da energia nuclear.

 

De modo geral, tal tipo de energia precisa ser transformada em energia secundária, como gasolina ou eletricidade, para ser utilizada.

 

Fontes como o petróleo e o carvão são os grandes vilões do Meio Ambiente, pelo alto potencial poluidor e destruidor, liberando imensas quantidades de co² para a atmosfera, chegando inclusive a provocar o aquecimento global que pode destruir a vida no planeta.

 

A energia nuclear, baseada em combustível radioativo como o urânio, apresenta-se altamente perigosa e provocadora de acidentes nas usinas atômicas, com elevados riscos para as populações e o Meio Ambiente, e está tendo seu uso abadonado pelos principais países como fonte de geração de energia.

Ecologia

Ecologia é a Ciência que estuda o Meio Ambiente e os seres vivos que o habitam.É o estudo científico da abundância e distribuição dos seres vivos e das suas interações com o Meio Ambiente.

 

A Ecologia tem origem na Antigiudade. Filósofos gregos como Hipócrates e Aristóteles inicviaram as observações e registros sobre história natural.

 

É reconhecido que o primeiro texto ecológico (Natural History of Selborne) foi publicado em 1789, por Gilbert White.

 

O termo "ecologia" é de origem recente e foi escrito pelo biólogo alemão Ernst Haeckel no livro Generelle Morphologie der Organismen (1866).

 

No início do século XX, a Ecologia examina a interação dos organismos com o seu Meio Ambiente e suas comunidades.

 

A Ecologia desenvolveu-se em muitas nações, incluindo a Rússia, com Vladimir Vernadsky, fundando o conceito de Biosfera nos anos de 1920, ou no Japão com Kinji Imanishi e seu conceito de harmonia na natureza e segregação de habitats nos anos de 1950.

 

De qualquer modo, Ecologia e Meio Ambiente são coisas distintas, apesar de seus conteúdos semelhantes. De modo simples, Ecologia é o estudo do Meio Ambiente.

bottom of page