top of page
SEGUINTE
VOLTAR
Unknown Track - Unknown Artist
00:0000:00

         Classificação Científica
Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Aves
Ordem:     Passeriformes
SubOrdem:     Passeri
Parvordem:     Passerida
Família:     Hirundinidae
Rafinesque, 1815
Espécie:     A. tibialis
Nome Científico
Atticora tibialis
(Cassin, 1853)
Nome em Inglês
White-thighed Swallow

Estado de Conservação
(IUCN 3.1)
              Pouco Preocupante

Mapa de registros da espécie calcinha-branca (Atticora tibialis)


Cidades onde os observadores da Greenday registraram ocorrências da espécie calcinha-branca (Atticora tibialis). A concentração de pontos em uma região não indica, necessariamente, concentração de aves nesta região pois está relacionado também à concentração de observadores, principalmente nos grandes centros urbanos.

Distribuição Geográfica

Ocorre  nas seguintes cidades.

Roraima
Amazonas
Pará
São Paulo
Rio de Janeiro

Calcinha-branca

O calcinha-branca é uma ave paseriforme da família Hirundinidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) atthi kora = epíteto grego para andorinha; e do (latim) tibialis = relativo à tíbia, canela. ⇒ Andorinha com tibia ou andorinha com canela.

Mede 12 centímetros de comprimento e pesa cerca de 10 gramas.
É uma pequena andorinha escura de core cinza-pardacenta com calções brancos que podem ser visíveis quando a ave está empoleirada, mas geralmente é difícil ver no campo. Esta característica é responsável pelo seu nome comum mais popular. As bochechas são cinza-amarronzadas, e os lores são negros. A região que compreende seu uropígio e porções inferiores são de coloração mais clara que as cores da porção superior da ave. Asas e cauda são marrom escuro. A cauda é ligeiramente bifurcada. Os juvenis são similares aos adultos da espécie, mas apresentam na porção inferior penas penas com as bordas pálidas.
Bico, olhos, pernas e pés são marrom escuros. (La Barbera, 2010).

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Características

Subespécies

Possui três subespécies reconhecidas:

  • Atticora tibialis tibialis (Cassin, 1853) – ocorre no leste do Brasil desde o sul do estado da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro até o estado de São Paulo

  • Atticora tibialis griseiventris (Chapman, 1924) – ocorre nas regiões sul e sudeste da Venezuela, no leste e sul da Colômbia, leste do Equador, leste do Peru, oeste do Brasil e no norte da Bolívia. Esta subespécie é maior e mais cinzenta que a subespécie nominal.

  • Atticora tibialis minima (Chapman, 1924) – ocorre no leste do Panamá, oeste da Colômbia e oeste do Equador e nas Guianas. Esta subespécie é menor que a subespécie nominal.

(Clements checklist, 2014).

Captura insetos em voos rasantes. Forrageia nas bordas de floresta perto da água, acima do dossel da floresta, e mesmo em torno de fazendas e ao longo das estradas. É geralmente visto em pares ou em pequenos bandos.

Alimentação:

Não faz ninho em estruturas humanas. Dormem e nidificam em paredões rochosos ou em ocos de paus secos ou nas galerias em barrancos de rios. Constrói seu ninho nas cavidades de árvores e tocas abandonadas em bancos. O ninho apresenta formato de tigela e é construído com grama seca.

Vive em lajedos de rios e cachoeiras ou sobre as copas e clareiras das florestas densas adjacentes. Ocorre também aos pares ou em pequenos grupos a beira das estradas que cortam as florestas na Amazônia, empoleirando-se em barrancos e galhos secos nas bordas de matas. Com os desmatamentos, a espécie desapareceu de grande parte do Brasil oriental.

Reprodução

Hábitos

Ocorre nos estados do Pará, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Acre e na zona litorânea, do sul da Bahia ao Paraná.

Distribuição Geográfica

  • SIGRIST, T. Avifauna Brasileira: The avis brasilis field guide to the birds of Brazil, 1ª edição, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2009.

  • La Barbera, Katie. 2010. White-thighed Swallow (Atticora tibialis), Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Ithaca: Cornell Lab of Ornithology; retrieved from Neotropical Birds Online:

  • Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

  • CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.

  • del Hoyo, J.; et al., (2014). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.

  • ITIS - Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.

  • Piacentini et al. (2015). Annotated checklist of the birds of Brazil by the Brazilian Ornithological Records Committee / Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, 23(2): 91–298.

  • The World Bird Database, AVIBASE; http://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=40A0818911AB9C78

Referências

calcinha-branca se alimentando

Predadores

o homem e seus instinto de maldade 

Atticora tibialis tibialis

Atticora tibialis griseiventris

Casal de calcinha-branca

calcinha-branca jovem

calcinha-branca adulto

                                      Fotos das subespécies de (Atticora tibialis)

                         (Ssp. tibialis)                                          (Ssp. griseiventris)

(Ssp. minima)

Bando de calcinha-branca

ACESSO

 RÁPIDO

  • Facebook Social Icon

PROJETOS

A GREENDAY

  • Twitter Social Icon

GREEN SCHOOL

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Social Icon

PÁSSAROS DE PERNAMBUCO

ÁRVORES EM EXTINÇÃO

bottom of page