top of page
SEGUINTE
VOLTAR

Papagaio-charão

Unknown Track - Unknown Artist
00:0000:00

Classificação Científica

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

 Rafinesque, 1815

Espécie: A. pretrei

Nome Científico
Amazona pretrei
(Temminck, 1830)
Nome em Inglês
Red-spectacled Parrot

Estado de Conservação

(IUCN 3.1)

                 Vulnerável

Mapa de registros da espécie papagaio-charão (Amazona pretrei)

Cidades onde os observadores  registraram ocorrências da espécie papagaio-charão (Amazona pretrei). A concentração de pontos em uma região não indica, necessariamente, concentração de aves nesta região pois está relacionado também à concentração de observadores, principalmente nos grandes centros urbanos.

                   Santa Catarina

8 Cidade

Total                                             342

                   Rio Grande do Sul

13 Cidades

total                                              145

O papagaio-charão é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (francês) amazona = nome dado a várias espécies de papagaios tropicais; relativo ao Rio Amazonas, relativo a Floresta Amazônica; e de pretrei = homenagem ao artista suiço e pintor de pássaros do Museu de História Natural de Paris-Jean Gabriel Prêtre (1800–1840). ⇒ Papagaio de Prêtre. ou papagaio de Prêtre, da floresta Amazônica.

É uma das únicas espécies de papagaios do gênero Amazona que apresenta dimorfismo sexual. Os dois sexos tem cor predominante verde, e são diferenciados pela máscara vermelha e espelhos vermelhos da asa mais evidentes no macho, sendo que indivíduos jovens apresentam pouco vermelho. As secundárias e parte das primárias são azuis, sendo que as retrizes são verdes com a extremidade amarela. Nas patas há pequena polaina vermelha. Tamanho médio: 35cm e peso médio: 300g.

Características

Não possui subespécies.

Alimenta-se preferencialmente das sementes da conífera pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Além destas, come os frutos do pinho-bravo (Podocarpus sp.), de guabiroba, guabiju, camboatá, murta, jabuticaba e gemas florais de ipê-amarelo. Da flora exótica, pode alimentar-se de frutos de cinamomo, nêspera, pera, sementes e gemas florais de eucalipto.

Alimentação:

Papagaio se alimentando

Reprodução: 

Põe de 2 a 4 ovos , incubados por um período de 22 a 24 dias, uma vez por ano. Nidifica em cavidades de árvores. É nidícola, permanecendo longo período no ninho após a eclosão dos ovos.

Fêmea voando

 Fêmea saindo do ninho 

papagaio-de-charão  fêmea 

Referências

 

Ameaçado de extinção

Distribuição Geográfica

 

Ave típica do sul do Brasil, com ocorrência atual nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Subespécies

Papagaio-charão adulto

Papagaio-charão jovem

  • A captura de filhotes do papagaio-charão para ser comercializado como animal de estimação, é hoje o principal fator responsável pela ameaça de extinção da espécie

  • A redução das matas de araucárias, durante as décadas de 20 a 60, diminuiu drasticamente a oferta do principal item alimentar da espécie

  • A derrubada das matas nativas e o manejo inadequado dos “capões de mato” têm diminuido a oferta de locais de nidificação para os papagaios

Principais ameaças

  • Animal World - disponível em http://www.animalworld.com.br/aves/ver.php?id=5 Acesso em: 30 nov. 2009.

  • Forshaw, J. M. & Cooper, W. T. Parrots of the World. Third Revised Edition. Landsdowne Editions, Willoughby, 1989, 672p.

  • CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2005.

bottom of page