top of page
logo projeto LIBERTAR 3.png
VOOS INTERROMPIDOS

Em 2016, A Ong Greenday através de relacionamentos que dispomos, acabamos por conhecer o proprietário de uma grande fazenda – 5.000 hectares - no estado de Pernambuco, este por sua vez, bem como sua esposa, ficaram maravilhados com a proposta do projeto, inclusive, além de ceder a fazenda para o trabalho com a soltura, ainda disponibilizaria construções existentes no local de modo a implantar uma espécie de filial da Ong Greenday no coração do cerrado de Pernambuco, para trabalhar com recepção, recuperação, reabilitação e solturas de aves apreendidas pelas autoridades locais, mas ainda havia muito a se fazer.

 

Para realizar o que seria o tão sonhado e esperado primeiro passo para a soltura destas aves, e indo mais além, a possibilidade de poder haver um local, na rota do tráfico de papagaios, que servisse de apoio a futuras apreensões no estado e possíveis reintegrações de papagaios-verdadeiros em vida livre, mesmo que apreendidos em outros estados, porém que tivessem origem geográfica detectada. Inclusive o proprietário da fazenda se propôs a reformar a construção, e assim, pouco tempo depois o fez. Mas nós, infelizmente, com carência de recursos, não pudemos dar continuidade ao sonho de liberdade para aquele grupo de papagaios, e o ano de 2015 chegou.

 

Quando nos aproximávamos do mês de Agosto de 2015, começamos a disparar e-mails alertando sobre algo que já temíamos, viria a acontecer. O período reprodutivo no cerrado se aproximava e os meses de setembro e outubro representam o período de maior índice de nascimentos de filhotes de papagaio-verdadeiro e conseqüentemente a apanha dos mesmos para atender aos mercados ilegais, principalmente nos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia. Algumas apreensões ocorreram e dentre estas, duas de maior porte, a primeira no município de Floresta – PE, com 147 filhotes, quinze dias depois em Petrolina - PE, mais 155, em ambas, os traficantes que já eram velhos conhecidos, nunca param suas atividades criminosas em função da legislação brasileira em relação a este tipo de crime ficar cada vez mais branda. Exemplo disso é que a pessoa que transportava os 147 filhotes e que foi detida em Petrolina, há exatos trinta dias atrás esta também havia sido detida em outra operação, desta vez no estado de Sergipe,  com cerca de 200 cardeais do Nordeste escondidos na parte de baixo de um veículo FIAT Idea, próximos ao tanque de combustível e escapamento.

Mas ainda é vital para o projeto Libertar, que possamos conseguir uma área mais uma série de itens para o desempenho de tarefas de reabilitação e a promoção da soltura e montagem da unidade, conseguimos através de um amigo informação sobre áreas do município abandonado  para fazer este trabalho até no máximo agosto de 2016, isso significa que nossa unidade precisa estar montada no máximo até o dia 10 de agosto próximo. Estamos na reta final e queremos tornar real este sonho de liberdade pela conservação de nossa biodiversidade bem como o de também poder apoiar as autoridades locais em relação a este calvário de apreensões pelas quais todos os anos passa o estado de Pernambuco.

bottom of page