top of page
 SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL         

A Sustentabilidade Ambiental compõe-se de dois aspectos principais:

 

  • Primeiro, a capacidade que o Ambiente natural tem de manter as condições de vida para os seres humanos e os demais seres vivos. Isso leva em conta a habitabilidade e a própria beleza do Ambiente e até a sua capacidade de fornecer energia renovável.

  • Segundo, a necessária e indispensável implantação de políticas e verbas para os Ecossistemas, visando assegurar que estes permaneçam viáveis, capazes de se reproduzir e manter a sua Diversidade ou variedade biológica.

 

A ONU busca melhorar e assegurar a Sustentabilidade Ambiental através de vários objetivosdas Metas do Milênio, tais como:

 

  • Reduzir de modo significativo e eliminar a perda da Biodiversidade.

  • Reverter a perda dos diversos Recursos Ambientais.

  • Integrar as políticas e programas dos países na busca do Desenvoilvimento Sustentável.

 

Trata-se de um esforço imenso

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVÉL 

O Desenvolvimento Sustentável é um conceito sistêmico que busca conciliar o desenvolvimento global com a preservação da natureza e visa, também, a extração de matérias primas em níveis mínimos.

 

Em síntese, busca um ponto de equilíbrio entre crescimento econômico,igualdade social e protecção do Ambiente, para um não sacrificar os outros.

 

A ONU oferece a definição mais usada para o desenvolvimento sustentável:

 

O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.”

 

O conceito de Desenvolvimento Sustentável possui três componentes básicos de Sustentabilidade: ambiental, econômico e sociopolítico.

 

A Sustentabilidade Ambiental visa manter as funções e componentes dos Ecossistemas de modo sustentável, e assim manter as condições de vida para as pessoas e todos os seres vivos.

 

A Sustentabilidade Económica é o conjunto de políticas que visam conciliar conceitos ambientais e sociais com o crescimentom econômico. Aos conceitos usuais de lucro (mais valia) são adicionados parâmetros ambientais e sócio-económicos, interligandol assim os vários setores. O lucro passa a ser medido não somente na sua vertente financeira, mas também nas vertentes ambiental e social, o que leva ao uso mais correto das matérias primas e dos recursos humanos. Incorpora-se a gestão mais eficiente dos recursos naturais (minérios, madeira, energia etc.), sem provocar o seu esgotamento, dentro de um nível ótimo de poluição.

A Sustentabilidade Sociopolítica centra-se no equilíbrio do desenvolvimento econômico com o social. É meio de humanização da economia e de desenvolver o tecido social nos seus aspectos humanos e culturais.

 

Trata-se da mais ambiciosa tentativa de criar um novo modelo para o desenvolvimento no século XXI, tendo como base o Desenvolvimento Sustentável.

Ambientalismo, Movimento Ecológico ou Movimento Verde é uma grande e diversificada corrente de pensamentos e movimentos sociais que têm a defesa do Meio Ambiednte como preocupação principal. Reivindica medidas de proteção ambiental e a ampla mudança nos hábitos e valores da sociedade, de modo a estabelecer o paradigma de vida sustentável.

 

Em países europeus da Antiguidade surgiram algumas preocupações em defesa da natureza, mas insuficientes para desenvolver uma consciência ecológica de larga escala.

 

Somente a partir do século 18, com os efeitos destrutivos da Revoluçao Industrial e o crescimento das populações, o Ambientalismo tomou impulso e consistência. Os cientistas e pensadores começaram a estudar seriamente os efeitos da ação humana sobre a natureza. E passaram a se criar leis espeíficas e parques naturais, provocando mudanças importantes.

 

Porém, só no século 20, após as duas Guerras Mundiais, o Ambientalismo emerge como um grande e influente movimento, e como um campo específico de estudos, O movimento alastrou-se pelos vários países e tomou conta do planeta.

 

Tomou-se consciência de que o modelo de desenvolvimento global em vigor mostrava-se inviável por suas ideias de crescimento contínuo da economia, de manipulação tecnológica da natureza, de recursos naturais inesgotáveis e de seu uso apenas para o benefício humano.

 

Isso já causava destruição ambiental sem precedentes na história, colocando em risco a própria sobrevivência da espécie humana.

 

Nas décadas de1950 e 1960 surgiram fortes movimentos sociai s como o pacifismo, o feminismo, os direitos humanos, os direitos civis dos negros, o anticolonialismo e, entre outros, o decisivo Ambientalismo. Tudo contestando o padrão de civilização em vigor e buscando modelos mais justos e adequados às novas realidades do século 20.

 

O Ambientalismo não é, e não deve ser, um movimento homogêneo, que o levaria a tornar-se autocrático, limitado e opressivo. Suas inúmeras correntes têm diferentes visões de mundo, objetivos e métodos de atuação. Variam desde propostas radicais até as inócuas, decorativas e superficiais. Das racionais e científicas até as intuitivas e emocionais. Entram em conflito entre si e lutam por espaços próprios e diferenciados.

 

O elo comum que une todas as correntes é o interesse em preservar a natureza e manter um modo de vida sustentável.

 

Como explica Hector Leis, o Ambientalismo não deve ser somente idealista ou utópico, para não predeterminar o futuro e abandonar a história. E não deve ser apenas realista, pois perderia o seu caráter emancipatório.

 

A ONU resume ser imprescindível que a humanidade passe a ver-se não como uma proprietária ou senhora da Terra, mas como sua guardiã. Como diz a Carta da Terra, "a escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida”.

 

Muitos avanços ocorreram em defesa do Meio Ambiente no planeta. Vários organismos internacionais foram criados com esse fim. Os Governos dos países criaram seus órgãos próprios e políticas específicas. Partidos políticos ambientalistas foram organizados. Milhares e milhares de ONGs surgiram ao redor do mundo e passaram a atuar fortemente nesse campo, inclusive pressionando os governantes e empresários. As escolas e universidades engajaram-se na luta e definiram seus próprios cursos e eventos para a formação ambiental dos jovens.

 

Mas todo o avanço ocorrido desde o século 20 em defesa da natureza deve-se, sem dúvida, à força, à pressão e à influênca do Ambientalismo. E é a força desse movimento que vai levar os povos, seus governantes e suas empresas a construirem, no século 21, a definitiva solução para os problemas ambientais do planeta.

 

Por isso, o Ambientalismo deve ser continuamente fortalecido. Ajudem-lo!

GESTÃO AMBIENTAL        

A Gestão ambiental é o campo da administração de atividades econômicas, sociais e governamentais visando utilizar de maneira racional os recursos naturais, inclusive as fongtes de energia.

 

Em síntese, a Gestão Ambiental visa administrar as atividades humanas para que preservem ou não agridam o Meio Ambiente.

 

Também são partes da Gestão Ambiental as técnicas para recuperação de áreas degradadas, reflorestamento e exploração sustentável dos recursos naturais, além dos estudos de riscos e impactos ambientais de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

 

A Gestão Ambiental também permite avanços como: 

 

  • Redução de custos diretos pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos naturais, sempre mais escassos e mais dispendiosos, como energia e água

  •  Redução de custos indiretos como sanções e indenizações por danos ao Meio Ambiente, à saúde de trabalhadores e da população.

 

Em razão dessas necessidades de gestão, foram criados nas universidades cursos superiores como Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Gestão e Análise Ambiental, Saneamento Ambiental, Gestão Hídrica e Ambiental, Toxicologia Ambiental e Especializações em Gestão Ambiental, além do curso de Técnico do Meio Ambiente.

 

Também foram criadas disciplinas comuns que incluem educação ambiental, hidrologia, economia ambiental, química ambiental, logística florfestal, direito dos animais, licenciamento ambiental, entre muitas outras.

 

A boa Gestão Ambiental é hoje peça fundamental e indispensável para a solução dos problemas ambientais do planeta. Sem ela, não se alcançará a solução desejada pelos povos.

 

PLANEJAMENTO AMBIENTAL

Planejamento Ambiental é um conceito muito usado, desde a década de 1970, para se referir a processos e mecanismos para atingir metas de caráter ambiental.

 

João da Silva e Rozely Santos definem Planejamento Ambiental como:

 

"Um processo contínuo que envolve coleta, organização e análise sistematizada das informações, por meio de procedimentos e métodos, para se chegar a decisões ou escolhas acerca das melhores alternativas para o aproveitamento dos recursos disponíveis em função de suas potencialidades, e com a finalidade de atingir metas específicas no futuro, tanto em relação a recursos naturais quanto à sociedade."

 

O termo Planejamento Ambiental surge no inicio do século 20 nos EUA através de vários pensadores e técnicos da área.

 

O processo de Planejamento Ambiental consisdera as áreas ambiental, social e econômica, e envolve várias etapas, conforme o esquema abaixo:

Em nossos dias, as questões ambientais atingiram extraordinária complexidade, pois envolvem todo o planeta e seus diversos componentes, como floresta,solo, água, atmosfera, camada de gelo, clima, tempo, energia e biodiversidade, entre outros.

 

Fica claro que, sem o trabalho de Planejamento Ambiental, torna-se hoje impossível administrar com eficácia e bons resultados o Meio Ambiente em suas esferas local, nacional e global.

 

Desse modo, o Planejamento Ambiental torna-se hoje peça fundamental e prioritária para se obter a solução dos problemas ambientais do planeta. De forma improvisada, sem planejamento, não haverá solução ambiental de espécie alguma.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental é uma peça básica para a solução dos problemas ambientais do planeta, desde que forma e prepara o jovem para saber cuidar do seu Meio Ambiente e para conviver com as grandes e complexas realidades do mundo no século 21.

 

Clic no link abaixo para mais detalhes sobre Educação Ambiental e conhecer o trabalho da Greenday através do nosso programa GreenSchool

O ESFORÇO MUNDIAL COLETIVO

A Questão Ambiental do planeta tem importantes aspectos que as populações não conhecem adequadamente:

 

  • É muito grave, dada a histórica destruição ambiental que vem sendo praticada há séculos pelos diversos povos.

 

  • Precisa de solução urgentee definitiva, sob o risco de os danos praticados ao Meio Ambiente se tornem irreversíveis ou insolúveis.

 

  • É imensa, pois envolve todo o globo, sem escapar nenhum povo ou país.

 

  • É complexa ao extremo, ao abarcar todos os grandes componentes ambientais do planeta, como as florestas; os rios, lagos, mares e oceanos; a atmosfera; o solo; o clima e o tempo; os recursos naturais e até a energia.

 

Com esse megaperfil, a Questão Ambiental do planeta não pode mais ser resolvida por ninguém de modo isolado ou individualista. Nenhum país, nenhum organismo internacional, nenhuma empresa, nenhuma ONG e nenhuma pessoa pode isoladamente dar a solução ambiental ao planeta.

 

Só um esforço coletivo por trazer a solução desejada e definitiva.

 

É um esforço que deve envolver toda a Organização Internacional, os Governos dos países, os partidos políticos ambientalistas, as empresas sérias e responsáveis, as ONGs dedicadas ao Meio Ambiente, as fundações específicas, as escolas e universidades de todas as áreas de formação e especialização, as entidades técnicas e científicas, as pessoas cidadãs comprometidas com a vida e a preservação do planeta.

 

Só esse esforço conjunto trará a definitiva solução para o Meio Ambiente global. Será a obra mais importangte e bela de toda a história da humanidade.

 

Nós todos a realizaremos. Em conjunto!

 

A Greenday é uma ONG que trabalha para fazer a sua parte. Venha conosco. Mãos à obra!...

 

Consulte este e outros sites ambientalistas: http://www.pnuma.org/

 

Veja também neste site:

Parte 1 – MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA. O QUE SÃO?

Parte 2 – A DESTRUIÇÃO DO PLANETA.

Parte 3 – OS MAIORES DESASTRES AMBIENTAIS.

bottom of page